Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Filha consegue na Justiça reconhecimento de maternidade "post mortem"

Publicado por Flavia Miranda Oleare
há 3 anos

Uma mulher conseguiu na Justiça de Goiás o reconhecimento de sua filiação socioafetiva após a morte da mãe.

A filha, ainda recém-nascida, foi adotada por uma mulher. Esta mulher, em 1987 passou a viver maritalmente com uma companheira e a moça foi criada por ambas.

Em 2006, a mãe adotiva faleceu e a moça passou a ser criada exclusivamente pela companheira sobrevivente, que faleceu em 2017.

Após a morte da companheira da mãe adotiva, a moça entrou com uma ação judicial de retificação de seu registro civil buscando o reconhecimento de que foi filha socioafetiva desta outra mulher. A ação foi julgada procedente.

Na sentença, o juiz destacou que a filiação socioafetiva, sob o aspecto sociológico, direciona-se para a efetiva convivência, com características de afeto, respeito e demais direitos e deveres na ordem familiar.

“Para essa nova definição de paternidade/maternidade, pai ou mãe não é apenas a pessoa que gera e que detém vínculo genético com a criança. Ser pai ou mãe, antes de tudo, é ser a pessoa que cria, instrui, ampara, dá amor, carinho, proteção, educação, dignidade, enfim, a pessoa que realmente exerça funções próprias de pai ou mãe em atendimento ao melhor interesse da criança”, ressaltou o magistrado.

Ele declarou que ficou claro que a relação estabelecida com a autora foi de mãe e filha.

Este julgado é apenas o reconhecimento do que acontece no mundo dos fatos.

O conceito de família tradicional, que restrito a pai, mãe e filhos há muito, não é mais o único aceito socialmente e o Direito precisa se adequar aos avanços sociais.

Parabéns para este magistrado!

Fonte: IBDFAM

  • Publicações219
  • Seguidores233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações48
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filha-consegue-na-justica-reconhecimento-de-maternidade-post-mortem/1240178746

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação Sucessões - Apelação Cível

Alegações Finais - TJAM - Ação Requerimento da Parte - Averiguação de Paternidade

Scheila Ferrari D Limongi, Advogado
Notíciashá 5 anos

Reconhecimento de maternidade e paternidade socioafetivas

Petição Inicial - TJAM - Ação Reconhecimento de Paternidade/Maternidade Socioafetiva - Retificação ou Suprimento ou Restauração de Registro Civil

Messênia Cristina Munhato, Advogado
Notíciashá 5 anos

Maternidade Socioafetiva

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)